Jornal Informativo CEF (JVM)
Pesquisa

Risco de pobreza já atinge mais de meio milhão
Por Francisco Sousa (Aluno, Cef. T2.1), em 2013/03/07366 leram | 0 comentários | 145 gostam
Risco de pobreza já atinge mais de meio milhão de crianças portuguesas
Mais de meio milhão de crianças portuguesas estão em risco de pobreza, segundo dados da Cáritas sobre 2011, alertando o responsável da Cáritas Europa que a pobreza vai continuar a aumentar e que as crianças serão as mais afectadas.
Os dados constam do relatório "O impacto da crise europeia" que, numa primeira análise, dava conta que a taxa de pobreza infantil, em Portugal, chegava aos 22,4% em 2010, acima da média da União Europeia a 25 (20,5%).
O relatório da Cáritas Europa analisou o impacto da crise económica e das medidas políticas para a enfrentar, em particular nos cinco países mais severamente afectados: Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha.
Aqueles valores foram entretanto actualizados e a Cáritas revelou entretanto, com base nos dados do Eurostat, que o risco de pobreza infantil em Portugal aumentou para os 28,6% em 2011, mais uma vez acima da UE25 que está nos 27%.
Tendo por base informação do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) que diz existirem em Portugal 2. 202.509 crianças (dos 0 aos 18 anos), e estando a taxa de risco de pobreza infantil nos 28,6%, isso significa que existem 577.865 crianças em risco de pobreza ou exclusão social.
Em conferência de imprensa, o secretário-geral da Cáritas Europa apontou que a pobreza está a aumentar em todos os países onde foi realizado o estudo e que o reflexo disso está na pobreza infantil e no desemprego jovem.


Comentários

Escreva o seu Comentário